Programa Mais Educação forão desenvolvidas no período de Setembro a Dezembro de 2011, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, onde foram desenvolvidas as seguintes oficinas:
FANFARRA;
INFORMATICA;
DANÇA;
PINTURA;
HORTA;
MATEMÁTICA
Para tanto, apresentamos como e o que foi desenvolvido conforme descrição a seguir:
FANFARRA
Oficineiro: Pedro Fernandes Chaves Filho
Foi trabalhado:
Conhecimento dos instrumentos: pratos, surdos, atabaque, caixa de guerra, bombo;
Ritmo, coordenação, disciplina;
Notas musicais;
Dobrados por partituras;
Evolução.
INFORMATICA
Oficineiro: Sebastião da Silva Pinto
Foi trabalhado:
Hardaware;
Solftware;
Gerenciamento de arquivos e pastas;
Open;
Office writer;
Office calc.
DANÇA
Oficineiro: Valéria Vilma Alves Silva
Foi trabalhado:
Alongamento, flexibilidade, postura corporal, lateralidade;
Socialização;
Coordenação;
Ritmo e suas variações;
Planos / deslocamento / transferências / giros;
Estimular o gosto pelas atividades culturais;
Executar seqüências coreográficas;
Participar do processo de criação coreográficos
PINTURA
Oficineiro: Silvanna Lígia Machado
Foi trabalhado:
Cor, luz, pespectiva;
Ampliar e reduzir;
Técnicas de desenhos;
Socialização e trabalho coletivo;
O uso do lápis de cor.
HORTA
Oficineiro: João dos Santos Freitas
Foi trabalhado:
Tipos de solos;
Conhecimentos dos instrumentos;
Tipos de hortaliças;
Tipos de grãos da Agricultura Familiar;
Manejo da terra;
Adubos orgânicos;
Fertilizantes químicos e naturais;
MATEMÁTICA
Oficineiro: Regina Coeli Galvão Mendes de Araújo
Foi trabalhado:
Historia da matemática;
As quatros operações;
Frações;
Regras de sinais;
Atividades lúdicas;
Trabalho em grupo.
Em todas as oficinas foram realizadas atividades teórico - práticas, com a utilização de material de apoio, como: instrumentos musicais, apostilas, quadro de giz, computadores, DVD, som, lápis de cor, grafite, pincel, tinta, papel, borracha, jogos matemáticos, instrumentos agrícolas, entre outros.
Foi trabalhada a interdisciplinaridade entre as atividades desenvolvidas com os educandos cadastrados no programa. Entre os temas trabalhados, citamos:
Ética;
Cidadania;
Meio Ambiente;
Consciência Ecológica;
Habilidades;
Ao final de cada tema trabalhado foram feitas observações sobre o desempenho dos oficineiros e dos educandos e constatamos que houve uma evolução significativa, dentro das propostas apresentadas, em que os alunos obtiveram mudanças comportamentais e maior aquisição de habilidades em conhecimentos e desenvoltura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário